Fala da Presidente

Fala da Presidente  |  Diretoria  |  Associado  |  Referências  |  Fotos  |  Links Úteis

 

Caríssimos colegas ASBs e TSBs, meu nome é Celina Pereira dos Santos Lopes, sou trabalhadora da saúde, membro da Equipe de Saúde Bucal e sou orgulhosamente Técnico em Saúde Bucal.

Realizo neste momento um sonho, falar da fundação da nossa Associação, que tem um histórico  longo de luta e perseverança.

Foi através da organização dos ASBs e TSBs na cidade de Campinas – SP, que tivemos a oportunidade de participar da 3ª CONPA – Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia em Brasília, setembro/2002. Neste evento conhecemos ASBs – Auxiliares em Saúde Bucal  e TSBs – Técnicos em Saúde Bucal , nova nomenclatura com a aprovação da Lei 11889/2008 que Regulamenta o Exercício Profissional,  profissionais estes com uma longa história de luta por nossas profissões, neste encontro compartilhamos de experiências valiosas com os relatos de vários estados brasileiros e fomos envolvidos pela necessidade de organização da categoria.

Iniciamos então no nosso estado vários encontros dos Profissionais ASBs e TSBs que deu origem a Associação dos Auxiliares e Técnicos em Odontologia do Estado de São Paulo – AATO-SP. Neste período sem disponibilidade para assumir a Associação fiz minhas indicações em plenária que foram prontamente aprovadas. Todo o processo foi organizado, mas por vários motivos profissionais e particulares dos componentes da diretoria, não conseguimos avançar, causando grande frustração.

No entendimento da necessidade  de uma Associação de referência para o fortalecimento destes profissionais que merecem todo o respeito da classe Odontológica, por sua importância histórica na composição da Equipe de Saúde Bucal, otimizando e qualificando os serviços nunca desiste deste projeto.

Realizamos no mês de março de 2008,  uma Assembléia dos Profissionais Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, com ampla divulgação. Neste Encontro fiz um resgate da luta de fundação da Associação, do essencial apoio de várias colegas e parceiros que sempre acreditaram e estiveram presentes nas  tentativas de fundação da Associação.

Nós os soldados desta luta mais uma vez reunidos  e  com o apoio fiel dos que acreditam nesta iniciativa, comemoramos a fundação da Associação dos ASBs e TSBs, agora com o nome ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL  – APATESB

Quero registrar que ainda temos um longo caminho a percorrer. A importância de cada um de nós ASBs e TSBs, seja como membro ou sócio, é ter a consciência que é preciso sonhar, é preciso acreditar, é preciso ser ator da própria história. Nossa união é nossa força.

Seja bem vindo, seja sócio, contamos com vocês.

Um grande abraço.

Celina Pereira dos Santos Lopes

Presidente

__